6 Comentários
jun 23Gostado por Isabelle Fernandes

Não sei dizer se a atitude da personagem de A Chegada foi estoica tanto assim. Acho que tinha mais uma coisa a ver com ela querer que a filha exista, até pq ela já existe, ela já ama a filha, pq ela já a conhece, pq ela já tem memória da filha. Imagina desejar que alguém não exista só pq não vai estar lá pra sempre... Acho que a ideia do filme é que a vida não vale a pena só qnd vc fica velha, o valor da vida nessa história não é quantificada em anos. Acho que tb aponta um problema na ideia de que a vida só é completa qnd vc chega a idade de produção e cumpre ela. Pq morrer velha seria tudo bem e morrer jovem não? Pq velho já é descartável? Quando é a idade certa pra morrer?

Expand full comment
author

Não tinha pensado por esse lado do etarismo, mas faz bastante sentido. E SIM, ela já ama a filha e quer que ela exista, mas se eu entendi bem o contexto, não é uma morte tranquila, ela fica doente um tempo e etc, então entra a questão do sofrimento. Vejo muito do estoicismo aí: talvez outra pessoa escolhesse não ter a filha, pra que ela não definhasse depois

Expand full comment

O estoicismo tb era uma filosofia de manutenção de status quo, quem nasceu escravo que aceite seu destino que foi escolhido por vc antes de nascer.

Expand full comment
author

Será? Nas minhas leituras eu entendi o contrário kkkkk

Expand full comment
jun 13Gostado por Isabelle Fernandes

Isso não é uma brisa, é uma VENTANIA do Bom Espírito!!! Primeiro, que amo dorama, depois, que amo milhões de vezes mais o Destino, e amei essa ideia de cumprir a sentença, porque sou dessas. Saiu torre? Pois me dá esse martelo que ajudo a demolir (mesmo que em cima de mim).

Vou assistir suas referências e matutar esse texto. Amei!

Expand full comment
author

Aaaaa VAMOS CONVERSAR SOBRE DORAMAASSSS ❤️

Expand full comment